terça-feira, 28 de junho de 2011

Reflexões iniciais



Atualmente se vive numa sociedade em que a evolução tecnológica vem se destacando em todos os setores da sociedade. As suas aplicações têm possibilitado melhoras na qualidade de vida das pessoas tais como: uso doméstico, cura e recuperação de doenças fatais ou não, mais agilidade nos serviços prestados, implementação de cursos à distância, maior produção e conservação de alimentos, comunicação em tempo real, diminuição do nível de poluição, embora os interesses econômicos continuem a sobrepor aos interesses ecológicos, entre outros.
Como se vê a escola não é mais a única fonte onde os alunos podem buscar conhecimentos, muitos já levam para sala de aula novidades sobre o mundo digital e também outras informações adquiridas no dia-a-dia por intermédio da mídia. Daí a necessidade do professor se adequar ao mundo digital e centrar suas ações e práticas para estimular o trabalho intelectual e o acesso às fontes de informação.
Partindo do pressuposto de que o uso do computador como apoio à aprendizagem deve ser significativo para que se torne uma ferramenta cognitiva ou como afirma Jonassen (2007) que as aplicações pedagógicas da informática sejam feitas com exigência, para que os alunos pensem de forma significativa e utilizem tal recurso como representação de sua capacidade de produzir conhecimento e não apenas reproduzi-los.
Sabe-se que a democratização dos recursos tecnológicos é uma forma de combater a desigualdade de condições e acesso ao sistema de ensino. Mas só incorporá-los na prática pedagógica não é suficiente é preciso dar condições aos professores para prepararem suas aulas, bem como dispor de um laboratório de informática com pessoas habilitadas para que possam auxiliá-lo no momento da prática, pois as turmas são numerosas e com diversas dificuldades, precisando de um acompanhamento mais específico.
Só assim será possível formar cidadãos eficazes, autônomos e capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem (Pozo e Potigo, 2002).

Fontes
Guia do cursista

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